Resenha "O Núcleo: Missão ao Centro da Terra"

CEPESF

DATA: 10/10/2018                 TURMA: 3º DM 

ALUNOS: Dâmares Mendonça; Elisângela Cristina; Ester Silva; Fernanda Mendes; Geisiele Cristina; Layla Rego; Maria Vitória; Nicole Lucena; Paulo Cézar; Sinara Bacelar; Thais de Andrade.


O NÚCLEO – Missão ao Centro da Terra


A ficção-científica “O Núcleo: Missão ao Centro da Terra” lançado em 2003, pelo diretor Jon Amiel, mostra uma catástrofe que ocorre nos Estados Unidos e se dissemina no restante do mundo, isso se dá pelo fato da ocorrência de um experimento malsucedido que resultou em um grande desastre. 

Elementos como a desconfiança e autoritarismo dos norte-americanos são os principais causadores desse problema, pois, acreditam que os outros países estavam criando novas armas que poderiam causar grandes abalos sísmicos e até mesmo destruir seu país por meio de fortes terremotos. Por causa disso, é contratado um grupo de cientistas para estudar as novas armas que também foram fabricadas pelos EUA. Essa experiência não tem sucesso e causa graves danos ao paralisar o núcleo da Terra. 

Foi descoberto pelo Dr. Josh Keyes que o movimento de rotação do núcleo havia paralisado, e então, o equilíbrio funcional terrestre é abalado e as consequências começam a surgir. Ocorre fenômenos como tempestades magnéticas e auroras, equipamentos movidos a eletricidade perdem sua funcionalidade (ex: marca-passo) onde pessoas acabam morrendo, quedas de aves, entre outras consequências. Os cientistas entram em consenso e criam uma bomba que será usada para reativar o núcleo terrestre e uma espaçonave para entrarem no centro do planeta, construída com materiais extremamente fortes e resistentes a alta temperatura, embarcando em uma viagem incrível para o centro da Terra. 

Durante essa viagem ocorre situações preocupantes para os cientistas, a espaçonave utilizada é programada para uma retirada sobre um defeito apresentado. Alguns tripulantes não resistem e acabam morrendo, restando apenas um piloto e um cientista, conforme o tempo passa a missão alcança êxito, porém, a espaçonave relata falta de energia para o percurso de volta a superfície da Terra, perdendo a esperança de sobreviver. 

Um dos cientistas que resistiram identifica um “objeto” que foi criado por um de seus parceiros, esse objeto obtém uma energia que é colocada na espaçonave, assim, conseguindo sair a tempo da explosão. Ao chegar na superfície do oceano a energia se finda, por conta de baixa temperatura. Com a base de monitoramento deixada em solo, as procuras começam, os cientistas são encontrados pelo hacker habilidoso que é responsável pelo controle de notícias pela internet. Depois de alguns anos o cientista volta a sala de aula e o piloto a seu trabalho na NASA. 

O filme tem como objetivo mostrar a importância do campo magnético (campo invisível de energia feito de eletricidade e magnetismo que nos protege da radiação cósmica terrestre gerada pela grande quantidade de metais em estado líquido no núcleo externo terrestre). É apresentado as consequências reais se caso ocorresse essa situação, onde o eletromagnetismo fica instável, aconteceria descargas estáticas na atmosfera causando tempestades, a proteção solar seria afetada e diversas outras ocorrências. Isso seria causado por conta das ondas magnéticas que vagam pelo espaço, elas atravessariam a Terra e atingiriam todo sistema eletrônico ou artificial. 

É despertado um interesse muito grande no filme que nos traz o pensamento, será que somos capazes ou podemos ser capazes de “visitar” o centro da Terra no futuro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bateria Caseira

Guerra da Coreia