CEPESF
DATA: 10/10/2018 TURMA: 3ºANO D
ALUNOS: Alana Souza, Emanuelle Mattos, Poliana Cruz, Rebeca Gomes, Rian Vasconcelos e Yasmim Sena.
DATA: 10/10/2018 TURMA: 3ºANO D
ALUNOS: Alana Souza, Emanuelle Mattos, Poliana Cruz, Rebeca Gomes, Rian Vasconcelos e Yasmim Sena.
O NÚCLEO: Missão ao Centro da Terra
O filme O Núcleo - Missão ao centro da Terra, escrito por John Rogers e Coopers Layne, foi produzido em 2003 em Hollywood pelo diretor Jon Amiel. O filme é americano, com duração de 2 horas e 20 minutos pertencente ao gênero de ficção científica.
O roteiro do filme envolve catástrofes, é mesmo envolvendo muito ficção e de início apresentar situações que de certa forma são "impossíveis" de acontecer, é possível obtermos vários assuntos relacionados com a geografia, química e principalmente a física.
O filme se inicia com alguns acontecimentos estranhos, como por exemplo, a morte de pessoas que usam aparelhos de marcapasso, ataques de pássaros desnorteados, e tudo sem explicação alguma. Por conta disto, o geofísico Dr. Josh Keyes, acaba descobrindo que o movimento de rotação do núcleo terrestre está parado, e de acordo com informações as coisas na Terra funcionam em equilíbrio, e no momento que a rotação do núcleo para, os efeitos começam a aparecer.
A rotação interna do magma que é fundido em volta do núcleo, é o que mantém o campo eletromagnético em responsabilidade de proteger o planeta dos raios solares e manter a situação climática do mundo instável. No entanto, no momento em que a rotação paralisa, começam a aparecer uma série de eventos catastróficos.
O filme nos traz a resposta da seguinte pergunta: E se o magma da Terra parasse de girar? Essa ficção científica evidencia, como algo essencial em nossas vidas, o eletromagnetismo e suas consequências, ou seja, a ordem natural de vários fenômenos, como a orientação do voo dos pássaros, a proteção contra a radiação solar e o funcionamento dos aparelhos eletrônicos.
O campo eletromagnético é um campo invisível, composto por dois vetores campo: o campo elétrico e o campo magnético.
O filme nos mostra quão importante é o campo magnético, sendo um campo invisível de energia feito de eletricidade e magnetismo que nos protege da radiação cósmica terrestre, gerada pela grande quantidade de metais em estado líquido no núcleo externo terrestre.
Ao decorrer do filme, após Keyes descobrir que a rotação da Terra parou, ele decide criar um projeto juntamente com o cientista do governo para reativar a rotação do núcleo do planeta através da detonação de bombas atômicas em seu interior. E então constroem um veículo para chegar até o núcleo. Keyes inicia a missão acompanhado da Major Rebecca Beck Childs e o Coronel Robert Iverson para pilotar a máquina, e com outros tripulantes, que foram o seu amigo Sergei, e os cientistas Dr. Brazleton e Dr. Zimsky.
Enfim, com todo esse roteiro do filme, pode-se gerar a dúvida se é possível o homem chegar ao centro do planeta Terra. Pesquisas indicam que ainda não existem máquinas capazes de produzir esse processo, mas existem rumores de que tem sondas capazes de penetrar em vulcões ativos por túneis de lavas, mas não é nada provado cientificamente.
Comentários
Postar um comentário