Termologia


Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire


Dias D’Ávila


3º DM



Bruno Moura

Iasmin Silva de Souza

Isabela Fernandes

Lucas Felipe

Suellen Câmara

Vinícius Lima

Yale Gabriel



Samuel Nunes


Termologia

Termologia é a parte da física que estuda as manifestações de energia que produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor. Ela analisa de que forma o calor pode ser trocado entre corpos, como também as características de cada processo de troca de calor.

1.  Dilatação linear



A dilatação linear ocorre tão somente com materiais sólidos sujeitados ao aquecimento térmico. Esse tipo de dilatação se caracteriza pela variação no comprimento do corpo, variação essa cujo qual acontece apenas em uma dimensão do seu comprimento.

2.  Dilatação superficial



A dilatação superficial se caracteriza pela variação na área superficial do corpo, gerando um aumento no volume em duas dimensões, sendo elas o comprimento e largura. Esse é um processo decursivo da exibição do corpo ao calor, fazendo com que ocorra um prolongamento e uma grande movimentação nos átomos, causando assim uma dilatação.
 
3.  Dilatação volumétrica



É a dilatação que se caracteriza pelo aumento nos corpos sujeitados a aquecimento térmico ocorridos em três dimensões, estas sendo a altura, largura e comprimento, promovendo assim uma variação do volume do corpo. Ao ser aquecido, os átomos dos corpos se agitam e causam um aumento no espaço entre eles, assim os corpos incham.

4.  Calor




O calor está relacionado a transferência de energia térmica realizado entre dois ou mais sistemas, de um para o outro, unicamente em virtude da diferença entre elas em relação a sua temperatura. Determina também a quantidade de energia térmica que é transferida nesse processo. O calor é prontamente transferido do corpo que possui maior temperatura para o que possui menor temperatura e somente é transmitido enquanto os corpos têm suas temperaturas diferentes entre si, pois quando ocorre equilíbrio térmico deixa de ocorrer o fluxo de energia, ou seja, o calor.

5.  Mudanças de fase




As substâncias podem ser encontradas em três fases, sendo elas sólida, líquida e gasosa. O fator determinante do estado que as substâncias se encontram é a temperatura e a pressão, ou seja, para cada uma das três fases os materiais possuem temperatura e pressão diferente. Toda vez em que uma substância muda de um estado para o outro, por exemplo, do líquido para o gasoso, isso chama-se mudança de fase. Isso ocorre toda vez em que se fornece calor a uma substância, provocando assim o aumento no grau de agitação dos átomos da mesma, as forças de ligação entre eles são alteradas. Entretanto essa mudança de fase também pode acontecer quando se retira ou reduz o calor de uma substância fazendo assim, com que aconteça um aumento na força de ligação entre os átomos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bateria Caseira

Guerra da Coreia